Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Thelypteris novaeana (Brade) Ponce CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 17-05-2012

Criterio: B2ab(iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Espécie endêmica da Ilha de Trindade, uma ilha vulcânica que pertence ao Estado do Espírito Santo. Tem AOO menor que 10 km². Está sujeita a apenas uma situação de ameaça, sendo o declínio na qualidade do hábitat considerado a principal. A Ilha sofreu com a introdução de animais domésticos que destruíram a vegetação original.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Amauropelta novaeana (Brade) Salino & T.E.Almeida;

Família: Thelypteridaceae

Sinônimos:

  • > Thelypteris novaeana ;
  • > Dryopteris novaeana ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Distribuição

A espécie é endêmica da Ilha de Trindade, no Espírito Santo (Salino; Almeida, 2012).Registro em herbário indica a ocorrência da espécie em altitude cerca de 520 m (Faria, A. L. A., 613, UB)

Ecologia

A espécie ocorre somente na floresta de samambaia da ilha trindade, ES. A ilha é quase inteiramente constituída de rocha vulcânica e subvulcânica formadas entre o final do Plioceno e o Holoceno (Almeida, 2000)

Ameaças

1.1.4.1 Nomadic
Incidência local
Severidade high
Detalhes Em 1700, por ocasião da visita do astrônomo Halley, foram deixados suínos na Ilha de Trindade, ES. Com a tentativa fracassada de colonização pelos portugueses por volta de 1782, forma nelas introduzidos cabras, carneiros. Outros animais também foram levados pelas guarnições militares, sobretudo durante a primeira guerra mundial. Sem inimigos naturais esses animais, tornados selvagens, proliferaram e causaram severa destruição da cobertura vegetal, com subseqüente desenvolvimento de solos pedregosos, como o planalto ankaratrítico (Almeida, 2000)

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Considerada ameaçada pela Lista vermelha da Flora do Brasil (MMA, 2008); e "Criticamente em Perigo" (CR) pela Fundição Biodiversitas (Biodiversitas, 2005).

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Vulnerável" (VU), segundo a Lista vermelha da flora do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007)

Referências

- ALMEIDA, F. F. M. A ilha de Trindade in Ilha de Trindade - Registro de vulcanismo cenozóico no Atlântico Sul, Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos. Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos. Disponivel em: <http://sigep.cprm.gov.br/sitio092/sitio092.pdf>. Acesso em: 02/03/2012.

- SALINO, A.; ALMEIDA, T. E. Thelypteridaceae. In: STEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A.; SOBRAL, M. COSTA, D. P. KAMINO, L. H. Y. Plantas da floresta atlântica. Rio de Janeiro, RJ: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, p.516, 2009.

- SALINO, A.; ALMEIDA, T. E. Thelypteridaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB092151>.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- SIMONELLI, M.; FRAGA, C. N. (ORG.). Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção no Estado do Espírito Santo. Vitória, ES: IPEMA, 2007. 144 p.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

Como citar

CNCFlora. Thelypteris novaeana in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Thelypteris novaeana>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 17/05/2012 - 20:55:10